segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Plano de Ensino Desenho Vetorial (Conteúdo)

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Eis o plano de ensino para o curso de Desenho Vetorial em Design Gráfico.



Título
DESENHO VETORIAL NO DESIGN

Código da disciplina SIA:CCA0011

Ementa

·   Introdução à computação gráfica.
·   Editor de Imagem Vetorial (CorelDraw ou Adobe Illustrator).
·   Interação dos softwares e fechamento de arquivos.

Objetivos gerais

Proporcionar ao aluno o conhecimento de ferramentas e habilidade básica para trabalhar imagens vetoriais, criar peças gráficas e transformar imagens bitmap em vetoriais (vetorização), utilizando os softwares CorelDraw ou Adobe Illustrator.

Objetivos específicos

·   Identificar a tecnologia como um importante fator de mudanças no atual modo de criação, produção, e manipulação dos arquivos;

·   Desenvolver competência tecnológica e recursos dos softwares e maximizar o acesso à informação, ampliando as habilidades de resolver problemas relacionados à criação e manipulação de desenhos e peças gráficas vetoriais;

·   Trabalhar com os softwares aplicativos, CorelDraw ou Adobe Illustrator, utilizados por profissionais da área de Desenho Industrial, Design Gráfico na computação gráfica, habilitando o aluno a processar imagens digitais vetoriais, na elaboração de desenhos, marcas, logotipos, identidades visuais e peças gráficas para campanhas, no meio digital e impresso.


Bibliografia básica

1.   HORIE, Ricardo Minoru. Arte- finalização: preparação e fechamento de arquivos PDF. 1.ed. São Paulo: Érica, 2008.
2.   PRIMO, Lane. Estudo Dirigido de CorelDraw X4 em português. 1.ed. São Paulo: Érica, 2008.
3.   TANAKA, Edson. Adobe Illustrator CS. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.


Aula 01
22/08
Unidade I – Introdução à computação gráfica
1.1 Apresentação da proposta de trabalho
1.2 Abordagem de conceitos básicos de informática e computação gráfica na manipulação de imagens digitais para a comunicação visual e na vetorização das mesmas

Aula 02
29/08
1.3 Definição de Imagens Vetoriais e Imagens Bitmap
1.4 Sistemas de cor no computador
1.5 Apresentação dos programas gráficos (especificidade de cada software utilizado) e dos formatos de arquivos gráficos

Aula 03
05/09
Unidade II – Editor de Imagem Vetorial (CorelDraw ou Adobe Illustrator)
2.1 Introdução ao editor de imagens vetoriais (criação e edição)
2.2 Apresentação da tela inicial, das ferramentas básicas, menu, barras e área de trabalho
2.3 Abrir, salvar, fechar, importar e exportar arquivos
(preparar arquivos para trabalhar)

Aula 04
12/09
2.4 Seleção e transformação de objetos
painel Transform
2.5 Ferramentas geométricas básicas, suas propriedades

Aula 05
19/09
2.6 Detalhamento de ferramentas de desenho e edição

Aula 06
26/09
2.7 Ferramentas de pintura e preenchimento
2.8 Preenchimento e contorno com paleta de cores e padrões

Aula 07
03/10
AV1

Aula 08
10/10
2.9 Alinhamento
Pathfinder

Aula 09
17/10
2.10 Uso de tipologia no software
2.12 Texto artístico, texto parágrafo

Aula 10
24/10
2.11 Inserção, seleção e formatação de texto

Aula 11
31/10
2.13 Vetorização de imagens bitmap

Aula 12
07/11
2.14 Desenho livre e modificação da forma
2.15 Ferramentas interativas
2.16 Construção de peças. Aplicação de conceitos na preparação de elementos de comunicação visual (desenhos, marcas, logotipos, cartazes, folders, banners etc)

Aula 13
14/11
Unidade III – Interação dos softwares e fechamento de arquivos
3.1 Aplicar conceitos na preparação de elementos de comunicação visual com a interação dos softwares mais utilizados no mercado
3.2 Aplicação e fechamento dos tipos de arquivos digitais para envio
3.3 Preparação do arquivo para mídia impressa e mídia digital - Arte final eletrônica
3.4 Arquivo aberto x arquivo fechado – Arquivos Post Script, PDF

Aula 14
21/11
AV2

Aula 15
28/11
Revisão

Aula 16
05/12
AV3

Aula 17
12/10
Atendimento a alunos


 .:: Prof. Ms. Eugênio Furtado ::.

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