segunda-feira, 16 de abril de 2018

Montagem no photoshop... algumas considerações

***
     Para fazer uma montagem  de respeito no photoshop alguns requisitos devem ser atendidos. O objetivo primeiro em uma montagem é fazer com que o leitor creia na veracidade da imagem - ou se quisermos discutir em outro plano: creia na veracidade da mensagem, ainda que a imagem seja descaradamente falsa...
     Por isso devemos atentar para os seguintes pontos:
1. As imagens escolhidas devem ter resolução parecida, caso contrário não parecerá natural, além disso, elas devem ser verossímeis (por ex. uma prancha de surf na lua, por mais bem feita que seja a fusão não receberá crédito: abaixo uma montagem - bem feita, por sinal - cujas imagens de origem tem resolução semelhante, mas os objetos não são verossímeis.
2. As imagens de origem devem ter o mesmo ponto de vista. Isto é, se uma delas tem visão da baixo para cima, a outra não pode ter visão de cima para baixo.
Esta montagem não atende ao que se sugere: observe que o gatinho é visto de cima para baixo enquanto que o pequeno OVNI é visto como se estivesse na altura de nossos olhos, de perfil.
3. As imagens devem ter o mesmo perfil de cores, isto é, saturação, cromaticidade, níveis de claro/escuro semelhantes.
Veja um exemplo de como isso pode tornar mais real a montagem:

4. As imagens devem ter o mesmo nível de nitidez. A inserção de uma imagem pouco nítida em uma outra com maior nitidez vai depor contra a credibilidade da montagem.
Bem, agora acho que já dá para a gente brincar um pouquinho de montagem...
Boa diversão!
.:: Prof. Ms. Eugênio Furtado ::.

Nenhum comentário:

Postar um comentário