segunda-feira, 26 de abril de 2010

Briefing para criação de logomarca - Design Gráfico FA7 VP2

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DISCIPLINA: DESIGN GRÁFICO
BRIEFING: INSTITUTO DO FÍGADO DO CEARÁ

Dissertação sobre o Cliente:

O Instituto do Fígado do Ceará surgiu a partir do interesse de um grupo de médicos e cirurgiões que há 15 anos trabalham com transplante de fígado, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos em apoiar a causa do transplante  de fígado no estado do Ceará. Sendo, uma média, de 12 sócios fundadores envolvidos neste projeto.
O IFIC, sigla do Instituto do Fígado do Ceará, é uma Entidade Jurídica de Direito Privado, de saúde, educacional e beneficente, sem fins lucrativos, com abrangência Nacional, tendo sede na Rua Barbosa de Freitas, n. 1950 – Bairro Aldeota – CEP: 60170021. Este endereço é o escritório base do Instituto e o seu foro é no município de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
O IFIC ainda não possui sua própria clínica ou hospital, pretende futuramente inaugurar uma, mas primeiro precisa abrir uma conta corrente para angariar fundos e montar o Instituto.  A ONG está sendo regulamentando agora e por isso precisa do seu logotipo e material de comunicação. A atuação do IFIC, atualmente, se dá no Hospital Universitário Walter Cantídio que localiza-se na Universidade Federal do Ceará- UFC.
Quem compõe a ONG
são os sócios fundadores de um grupo formado por médicos, cirurgiões, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos, dentre outros profissionais da área de saúde.

A ONG dará suporte a pacientes hepáticos e suas famílias, principalmente as famílias de baixa renda. A Associação Instituto do Fígado do Ceará destina-se e tem como missão:
Promover a saúde através da prevenção, diagnóstico, tratamento clinico das afecções hepáticas e transplantes de fígado quando indicado, da pesquisa, educação da população e apoio aos pacientes e suas famílias, com base na justiça e igualdade social.

Atividades  realizadas pelo Instituto:

1.      Apoiar os pacientes portadores de doenças hepáticas desde o momento de seu encaminhamento, muitas vezes de outros estados ou do interior do Ceará, até o retorno à vida produtiva. Para tanto, disponibilizar equipe multiprofissional qualificada e estrutura física para acolhimento e suporte social e psicológico dos pacientes e de suas famílias.
2.      Conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos;
3.      Esclarecer a população sobre as medidas de prevenção em relação às doenças hepáticas por meio da realização de campanhas, palestras, seminários, rodas de conversa, etc.;
4.      Apoiar pacientes em processo de aguardo do transplante e transplantados e suas famílias por meio de projetos de geração de renda, realização de atividades esportivas com pacientes transplantados, etc.;
5.      Contribuir de forma efetiva para que os pacientes inscritos nos programas de Transplante Hepático recebam atendimento de alta qualidade 24 horas por dia;
6.      Apoiar os transplantes de fígado realizados no Ceará, de tal forma que insumos e equipamentos de última geração sejam disponibilizados, oferecendo segurança na realização destes procedimentos de alta complexidade;
7.      Viabilizar exames complementares mais complexos, não disponíveis na rede pública, e essenciais para diagnóstico e tratamento das principais complicações no pós-operatório do transplante de fígado;
8.      Elaborar projetos para captação de recursos, com o objetivo de suprir as carências orçamentárias vivenciadas pelo serviço público, e captar junto à sociedade civil apoio para fortalecimento das atividades de transplantes;
9.      Buscar junto ao poder executivo uma dotação orçamentária que assegure a sustentabilidade da demanda de transplantes;
10.  Encaminhar ao poder legislativo projetos e solicitações que possam assegurar recursos financeiros dependentes de emendas para garantir o pleno funcionamento do serviço de hepatologia e de transplante de fígado;
11.  Articular-se com fóruns, conselhos e outras instâncias representativas da sociedade civil organizada no sentido de propor e fiscalizar políticas públicas voltadas para a promoção da saúde e da vida sustentável, em especial para os pacientes portadores de doenças hepáticas;
12.  Estimular, apoiar e disseminar pesquisas na área de hepatologia e transplante de fígado;
13.  Contribuir para a formação de estudantes nas diversas áreas de conhecimento do ensino superior promovendo palestras, cursos e seminários sobre doenças hepáticas;
14.  Contribuir para a especialização de profissionais da área de saúde em hepatologia e transplante de fígado, viabilizando estágios em serviços de referencia no Brasil e no exterior e estimulando a participação em cursos, jornadas, seminários e congressos.

Recomendações para a Criação da logomarca

Os tipos de cores desejadas nas peças são tons de verde ou laranja e vermelho. As peças devem ter um tom mais sério e mais informativo sobre a questão dos cuidados com o fígado e sobre o transplante hepático.
O ideal é que a logomarca seja mais lúdica, com referências a causa maior defendida (o transplante hepático) e deve lembrar o renascimento, uma vida nova, como as asas de uma borboleta, por exemplo.
A logo deve ser feita “com muito carinho e atenção”, pois é a peça chave para o desenvolvimento de toda as peças da campanha. Portanto o principal ponto da criação é a logomarca e também o layout das peças, porque o conteúdo, o texto dessas peças poderá ser pesquisado em sites relacionados ao fígado e depois modificados.

A criação da logomarca deve prever, pelo menos, as seguintes disposições:

1. Marca nominativa(logotipo)
2. Marca nominativa(logotipo) + sigla IFIC
IMPORTANTE: 3. Não se exclui a possibilidade de inclusão de símbolo (representativo ou abstrato) às opções a serem apresentadas.

Obs: O Instituto ainda não tem um slogan, portanto pode ser criado um slogan relacionado ao renascimento do transplante para ser aplicado com a logomarca em todas as peças.

Algumas logos já foram apresentadas ao cliente (outras agências), porém todas foram recusadas... eis as logos que não foram aprovadas (ou seja, fugir dessa linha criativa).

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