“Um Diretor de Arte é o responsável pela parte visual das peças desenvolvidas na agencia. Normalmente ele exerce sua função trabalhando em dupla com um redator que cuida da parte de texto dos materiais. Ser um Diretor de Arte é estar em constante aprendizado que nunca se completa pois a todo momento novas tendencias, modas e modismos surgem. Sem falar das tecnologias que nunca param de evoluir. A arte e as referencias estão em todo lugar, portanto é preciso estar atento. Por isso a importância de se ter uma boa bagagem cultural e um bom repertorio mental. Livros, viagens, culturas, cinemas são um bom começo. Alguns requisitos importantes para a formação de um Diretor de Arte:
- Conhecer sobre Cores;
- Conhecer sobre Tipologia;
- Conhecer sobre Fotografia;
- Deve possuir visão espacial e entender de perspectiva;
- Ter uma base sobre produção gráfica e
- Possuir cultura sobre artes e estética.
- Mas, principalmente um bom Diretor de Arte deve ter sensibilidade.”
O
texto acima, retirado do texto da Aula 01 do Plano de Aula de Direção
de Arte, ilustra a multiplicidade de conhecimentos, a característica
multifacetada do profissional de Direção de Arte. De fato, as
características acima elencadas são intrínsecas ao profissional
que trabalha com a produção de mensagens visuais.
Os
conhecimentos exigidos para aqueles que enveredarão pela direção
de arte são os mesmos necessários para uma adequada elaboração de
mensagens visuais, isto é, necessários para que a mensagem visual
seja adequada ao público e ao objetivo de comunicação, para,
enfim, uma comunicação ótima.
A
construção de uma adequada comunicação visual necessita do
compositor conhecimentos de elementos que serão utilizados para a
construção da mensagem e das regras que regem a interação desses
elementos, regras estas que são fundamentadas nos princípios da
gestalt. Maiores informações sobre a gestalt poderão ser obtidas
nos livros Sintaxe da Linguagem Visual, Gestalt do Objeto e Arte e
Percepção.
Além
dos conhecimentos listados – cores, tipografia e fotografia, que
são elementos básicos a serem utilizados pelo diretor de arte na
construção das mensagens visuais, algumas competências também
desejadas são listadas: visão espacial e conhecimentos sobre
perspectiva são competências que influenciarão diretamente na
organização dos elementos no layout. Por fim, cabe ao publicitário
em um sentido geral e ao diretor de arte, stricto senso, a criação
de um conjunto de referências visuais, também chamado de repertorio
visual, as quais serão usadas como combustível para o motor da
criatividade.
É
claro que nada do que foi colocado vale se o diretor de arte não
tiver bom senso e, principalmente, sensibilidade. É justamente a
sensibilidade que fará a vez de juiz e advogado das peças
publicitárias criadas.
Eugênio
Furtado
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