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Eis o conteúdo da disciplina:
Unidade I – Introdução a computação gráfica e a editoração eletrônica
1.1 Apresentação da proposta de trabalho
1.2 Abordagem de conceitos básicos de informática, computação gráfica e editoração eletrônica / DTP
1.3 Apresentação dos programas (especificidade de cada software da disciplina) e dos formatos de arquivos gráficos
1.4 Conceito de Imagens Bitmap/ Vetorial
1.5 Sistemas de cor no computador
Unidade II – Programa de manipulação de imagem bitmap
2.1 Introdução ao editor de imagens bitmap (Photoshop)
2.2 Resolução da imagem
2.3 Apresentação da tela inicial e ferramentas básicas
2.4 Abrir, salvar, fechar arquivos
2.5 Ferramentas de seleção e máscara
2.6 Estrutura de camadas
2.7 Bitmap (criação e edição)
2.8 Ferramenta de recorte, pintura e limpeza
2.9 Fusão de imagens
2.10 Ajuste de brilhos, contraste, saturação, curva tonal e balanço de cores
2.11 Quick-mask
2.12 Inserção, seleção e formatação de texto (colocação de texto na imagem)
2.13 Efeitos especiais
2.14 Construção, montagem, manipulação e retoque de imagens. Aplicação de conceitos na preparação de elementos de comunicação visual
2.15 Aplicação e fechamento dos tipos de arquivos digitais no software
Unidade III - Programa de manipulação de imagem vetorial (CorelDraw ou Illustrator)
3.1 Introdução ao editor de imagens vetoriais (criação e edição)
3.2 Apresentação da tela inicial, das ferramentas básicas, menu, barras e área de trabalho
3.3 Abrir, salvar, fechar, importar e exportar arquivos
3.4 Seleção e transformação de objetos
3.5 Ferramentas geométricas básicas, suas propriedades
3.6 Detalhamento de ferramentas de desenho e edição
3.7 Preenchimento e contorno com paleta de cores e padrões
3.8 Alinhamento
3.9 Uso de tipologia no software. Inserção, seleção e formatação de texto. Texto artístico x texto parágrafo
3.10 Vetorização de imagens bitmap
3.11 Desenho livre e modificação da forma
3.12 Ferramentas interativas
3.13 Construção de peças. Aplicação de conceitos na preparação de elementos de comunicação visual (cartazes, folders, banners etc)
3.14 Aplicação e fechamento dos tipos de arquivos digitais no software
Unidade IV – Programa de editoração eletrônica / paginação (InDesign)
4.1 Iniciando o InDesign
4.2 Janela Principal do Programa
4.3 Área de trabalho
4.4 Novo Documento
4.5 Abrir, salvar, fechar, importar e exportar arquivos
4.6 Tipos de Ferramentas
4.7 Barras de Controle
4.8 Principais Paletas
4.9 Textos
4.10 Usando Estilos de Parágrafo
4.11 Organizando Elementos na Página
4.12 Criando Paths a partir de Caracteres
4.13 Seletor de Cores
4.14 Páginas-Mestras
4.15 Numeração automática
4.16 Imagens
4.17 Construção de publicação. Aplicação de conceitos na preparação de elementos de comunicação visual
4.18 Impressão e Exportação para PDF
Unidade V – Interação dos softwares e fechamento de arquivos
5.1 Aplicar conceitos na preparação de elementos de comunicação visual com a utilização dos softwares estudados
5.2 Aplicação e fechamento dos tipos de arquivos digitais para envio
5.3 Preparação do arquivo para mídia impressa e mídia digital - Arte final eletrônica
5.4 Arquivo aberto x arquivo fechado – Arquivos Post Script, PDF
.:: Prof. Ms. Eugênio Furtado ::.
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