quarta-feira, 27 de julho de 2011

Plano de Ensino computação gráfica

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Eis o conteúdo da disciplina:


Unidade I – Introdução a computação gráfica e a editoração eletrônica

1.1 Apresentação da proposta de trabalho

1.2 Abordagem de conceitos básicos de informática, computação gráfica e editoração eletrônica / DTP

1.3 Apresentação dos programas (especificidade de cada software da disciplina) e dos formatos de arquivos gráficos

1.4 Conceito de Imagens Bitmap/ Vetorial

1.5 Sistemas de cor no computador

Unidade II – Programa de manipulação de imagem bitmap

2.1 Introdução ao editor de imagens bitmap (Photoshop)

2.2 Resolução da imagem

2.3 Apresentação da tela inicial e ferramentas básicas

2.4 Abrir, salvar, fechar arquivos

2.5 Ferramentas de seleção e máscara

2.6 Estrutura de camadas

2.7 Bitmap (criação e edição)

2.8 Ferramenta de recorte, pintura e limpeza

2.9 Fusão de imagens

2.10 Ajuste de brilhos, contraste, saturação, curva tonal e balanço de cores

2.11 Quick-mask

2.12 Inserção, seleção e formatação de texto (colocação de texto na imagem)

2.13 Efeitos especiais

2.14 Construção, montagem, manipulação e retoque de imagens. Aplicação de conceitos na preparação de elementos de comunicação visual

2.15 Aplicação e fechamento dos tipos de arquivos digitais no software

Unidade III - Programa de manipulação de imagem vetorial (CorelDraw ou Illustrator)

3.1 Introdução ao editor de imagens vetoriais (criação e edição)

3.2 Apresentação da tela inicial, das ferramentas básicas, menu, barras e área de trabalho

3.3 Abrir, salvar, fechar, importar e exportar arquivos

3.4 Seleção e transformação de objetos

3.5 Ferramentas geométricas básicas, suas propriedades

3.6 Detalhamento de ferramentas de desenho e edição

3.7 Preenchimento e contorno com paleta de cores e padrões

3.8 Alinhamento

3.9 Uso de tipologia no software. Inserção, seleção e formatação de texto. Texto artístico x texto parágrafo

3.10 Vetorização de imagens bitmap

3.11 Desenho livre e modificação da forma

3.12 Ferramentas interativas

3.13 Construção de peças. Aplicação de conceitos na preparação de elementos de comunicação visual (cartazes, folders, banners etc)

3.14 Aplicação e fechamento dos tipos de arquivos digitais no software

Unidade IV – Programa de editoração eletrônica / paginação (InDesign)

4.1 Iniciando o InDesign

4.2 Janela Principal do Programa

4.3 Área de trabalho

4.4 Novo Documento

4.5 Abrir, salvar, fechar, importar e exportar arquivos

4.6 Tipos de Ferramentas

4.7 Barras de Controle

4.8 Principais Paletas

4.9 Textos

4.10 Usando Estilos de Parágrafo

4.11 Organizando Elementos na Página

4.12 Criando Paths a partir de Caracteres

4.13 Seletor de Cores

4.14 Páginas-Mestras

4.15 Numeração automática

4.16 Imagens

4.17 Construção de publicação. Aplicação de conceitos na preparação de elementos de comunicação visual

4.18 Impressão e Exportação para PDF

Unidade V – Interação dos softwares e fechamento de arquivos

5.1 Aplicar conceitos na preparação de elementos de comunicação visual com a utilização dos softwares estudados

5.2 Aplicação e fechamento dos tipos de arquivos digitais para envio

5.3 Preparação do arquivo para mídia impressa e mídia digital - Arte final eletrônica

5.4 Arquivo aberto x arquivo fechado – Arquivos Post Script, PDF


.:: Prof. Ms. Eugênio Furtado ::.

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