quarta-feira, 27 de abril de 2011

MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE LOGOMARCAS

Matriz de Avaliação de Logomarcas é uma metodologia objetiva para escolha de logomarcas a serem apresentadas aos clientes.
A grande vantagem no uso da Matriz de Avaliação se encontra no fornecimento de argumentos objetivos para a escolha da marca e consequentemente, sua defesa ante ao cliente.

Processo de construção
I Fase: Estabelecimento de critérios de avaliação
Os critérios de avaliação devem ser escolhidos com base no briefing construído junto ao cliente, no
P. ex.
sofisticação, modernidade, feminilidade, redução, potencial de aplicação, atividade-fim, custos etc

II Fase: Atribuição de Pesos a cada critério
A cada critério devem ser atribuídos valores [1 - 3] que funcionarão como pesos.
P. ex.
critério Peso


sofisticação 3
modernidade 2
feminilidade 3
redução 2
potencial de aplicação 2
atividade-fim 1
custos 1



III Fase: Atribuição dos valores e notas para cada partido (conceito de logomarca)
critério Peso A B C
V N V N V N


sofisticação 3 5 15 4 12 1 3


modernidade 2 4 8 5 10 4 8


feminilidade 3 5 15 2 6 1 3


redução 2 1 2 2 4 5 10


potencial de aplic.
atividade fim 2 1 2 2 4 5 10


custos 1 2 2 5 5 5 5


Totais 46 52 40


IV Fase: Análise dos resultados
Ao analisarmos o resultado da matriz, observe-se que a alternativa B deverá ser adotada. De fato, foi ela quem obteve o maior desempenho dentre as alternativas (nota 52).
Atente-se para o fato que, embora a alternativa A obtivesse desempenho melhor em relação aos conceitos simbólicos, a alternativa C obteve melhor desempenho em relação à viabilidade técnica.
Importante ressaltar, que esses resultados não constituem uma obrigatoriedade. O designer/diretor de arte deve avaliar, neste caso, se a importância dos conceitos simbólicos são bem mais importantes que os critérios técnicos e verificar o desempenho de cada alternativa separadamente. Entretanto, a identificação de disparates nos resultados podem indicar uma construção equivocada da matriz, isto é, o estabelecimento equivocado dos critérios e/ou seus pesos. Em geral o resultado da matriz confirma a intuição do designer.


Clique no link para a VERSÃO PARA IMPRESSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário