sexta-feira, 11 de junho de 2010

Noções de Projeto de Pesquisa I

***
     Uma das maiores dificuldades de quem quer escrever um artigo ou monografia é identificar o que ler e o que escrever... por onde começar... o monstro de 7 cabeças chamado Introdução bloqueando todo o processo criativo... Bem o cenário parece complicado, mas dá para clarear as idéias.
     Primeiramente, tenha em mente que a melhor coisa a fazer é registrar tudo. Portanto, vamos começar escrevendo nossas idéias. Vou seguir com um pequeno questionário que pode ser a base o início de sua introdução.

     1. Qual o assunto que você vai falar? P. ex: Questão étnica/racial, preconceito, argumentação, cultura, política, ética, tecnologia, internet, uma mídia específica etc.

     2. Dentro deste assunto, qual é o objeto da pesquisa? Isto é, qual o tema abordado? O tema é mais restrito que o assunto, faz parte do assunto. P. ex.: Se o assunto é Preconceito, o tema pode ser Preconceito contra a orientação homosexual, ou Discriminação contra as mulheres.

     3. Qual o título do seu trabalho?  Muitas vezes se confunde título com o tema (LEITE, 2004, p. 150). Leite (2004, p.150) atesta que título "é o rótulo do tema". Bem, eu acrescento que no início do trabalho o título pode ser considerado provisório, ou seja, você pode mudá-lo, se for coveniente, antes da publicação ou apresentação do trabalho. P.ex. Discriminação contra as mulheres nos jornais O Povo e Diário do Nordeste.

    4. Qual sua pergunta de partida? Você deve formular um problema, que deve ser traduzido em uma pergunta. O texto científico é uma tentativa de responder a esta pergunta, de solucionar o problema apresentado.

     5. Estabeleça os objetivos (geral e específico).  O objetivo geral atende a uma visão ampla do problema. P.ex. Identificar a existência de discriminação contra mulheres em jornais locais de Fortaleza. Já os específicos são mais focados, detalhados, procurando inclusive atender uma demanda gerada pelas hipóteses ou pressupostos (veremos em outro tópico). P. ex. (1) Identificar a existência de preconceito no jornal local O Povo, (2) Identificar a existência de preconceito no jornal local Diário do Nordeste, (3) Identificar a existência de preconceito no discurso do Jornal OP, (4) Existência de preconceito no discurso do jornal DN, (5) Verificar o nível de preconceito existente etc... Observe que há somente um objetivo geral, mas podem (melhor, devem) haver vários objetivos específicos.

To be continued...

.:: Prof. Ms. Eugênio Furtado ::.

Nenhum comentário:

Postar um comentário