quinta-feira, 25 de março de 2010

Questionário para parte da VP1 - Mkt

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Conforme combinado, eis questionário elaborado pelos alunos de mkt (FA7). 50% da VP1 deverá ser extraído das questões abaixo.
Quais são os objetivos básicos de um planejamento estratégico de marketing?
Encontrar oportunidades atraentes e desenvolver estratégias de marketing rentáveis através da fixação de objetivos, avaliação das oportunidades, planejamento e desenvolvimento dos planos de marketing.

Qual a importância do planejamento estratégico para as organizações?
O planejamento estratégico encoraja a empresa a pensar sistematicamente no futuro e a melhorar as interações entre os executivos da empresa, obriga a empresa a definir melhor seus objetivos e política,  proporciona uma melhor coordenação dos esforços da empresa e proporciona padrões de desempenho mais fáceis de controlar.

Quais os ganhos para as organizações ao se lançar mão do planejamento estratégico ?
A organização desenvolve sabedoria coletiva, envolve a organização em sua totalidade, define missão, visão e valores de uma empresa, faz previsões, define objetivos, obtendo bons resultados como conseqüência do planejamento bem executado.

O que compreende o planejamento estratégico de marketing?
Compreende a análise racional das oportunidades oferecidas pelo meio, dos pontos fortes e fracos das empresas e da escolha de um modo de compatibilizar a estratégica entre dois extremos, para que se possa satisfazer do melhor modo possível os objetivos da empresa.

A ação de planejar pressupõe seis pontos básicos, quais são eles?
Objetividade, exeqüibilidade, precisão, unidade, flexibilidade, síntese e especificidade. 

O que é planejamento estratégico? E o que ele tem como objetivo?
Planejamento estratégico não é somente um conjunto de ações e ferramentas para a execução do projeto, é também uma forma de integrar a empresa e seu ambiente. Eles têm como objetivo, melhorar as interações entre os executivos da empresa; treinar seus colaboradores a pensar sistematicamente sobre o futuro; definir melhor onde se está e onde se quer chegar; ajudar a empresa a antecipar as mudanças ambientais respondendo a elas com velocidade; preparar-se melhor para alterações súbitas. Assim fazendo com que a empresa esteja preparada pra tudo – para o pior e para o melhor-, tendo profissionais capacitados para tal situação.

O planejamento de marketing é o principal sistema integral do processo de marketing. Nas grandes corporações há planos em quatro níveis. Identifique quais são e suas principais características.
O primeiro é o corporativo que é responsável por definir visão, missão, políticas estratégicas, metas corporativas, alem de definir, as divisões e as unidades estratégicas de negócios, O segundo é divisional que define alocação de investimentos nas unidades estratégicas de negócios. O terceiro é a unidades estratégicas de negócios que define sua missão dentro da missão mais ampla da empresa, analisam ambientes, formulam metas, estratégias e programas e por último vêm o produto ou linha de produtos que define o plano de marketing, que normalmente contém: análise da situação atual e das oportunidades, objetivos e estratégias, programas de ação, demonstração de resultados e controles.

Quais as etapas do Planejamento Estratégico de Marketing e como elas se encadeiam para formar um todo coerente?
As etapas ocorrem basicamente da seguinte forma: inicia-se pela definição da missão da empresa, ou seja, a conceituação básica de uma empresa (visão, valores empresariais, políticas adotadas e a própria definição do negócio); A Estratégia Central, onde é feita a analise da empresa e do mercado, analisando como o Composto mercadológico (Mix de Marketing) tem sido usado e também para ter uma visão de como a concorrência tem atuado; Elaboração de objetivos e de estratégias, no qual são elaborados os pontos a serem alcançados no mercado, qual a vantagem diferencial que a empresa possui definição de quais serão as estratégias usadas; A implementação, controle e organização, onde é definida a programação de ações que será realizada para implantar as estratégias e atingir os objetivos propostos, gerando um feedback com as respostas do mercado permitindo que se faça uma reavaliação de todos os passos, num processo de melhoria continua.

Qual a principal função do Planejamento Estratégico de Marketing no meio empresarial?
O PEM passou a ser uma ferramenta fundamental na gestão empresarial, pois transforma as atividades da empresa em estratégias claras, servindo, ainda, para o alinhamento da visão dos gestores e direcionamento de recursos, uma excelente forma de se conquistar clientes e mercados.

Qual a importância de um Planejamento estratégico de marketing dentro de uma organização?
Uma empresa com sucesso no mercado sempre deve estar preparada para adaptar-se às mudanças contínuas que ocorrem no mercado e um planejamento orientado diretamente para o mercado cumpre esta função, buscando manter uma flexibilidade viável em seus objetivos, adequando às habilidades e recursos para manter seu vínculo com o sucesso nas vendas dos produtos, gerando o lucro necessário para os investimentos em melhorias na estrutura da organização.

O que possibilita um bom planejamento estratégico de marketing?
A procura e o aproveitamento de oportunidades, transformando oportunidades em lucro. 

O que compreende o planejamento de marketing?
Fixação de objetivos; avaliação de oportunidades; planejamento estratégico de marketing; desenvolvimento dos planos de marketing; desenvolvimento do programa de marketing.

Qual a importância do ambiente externo e interno para o planejamento de marketing?
Esta etapa é a fundamental para a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. A análise de ambiente é a definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.

QUAL O NOVO ENFOQUE UTILIZADO PELO MARKETING?
Este novo enfoque é o Marketing Relacional, que não visa apenas à venda do produto, mas sim o atendimento das necessidades dos clientes e sua satisfação, criando assim sua fidelização para com a empresa.

QUAIS AS ORIENTAÇÕES FILOSÓFICAS DO MARKETING?
Orientação para produção, orientação para o produto, orientação para vendas, orientação o cliente, orientação para o marketing socialmente responsável ou societal e orientação para o marketing holístico.

DEFINA MARKETING.
É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Entre as semelhanças das definições da Orientação de Vendas e a Orientação de Marketing, explique em que ponto se dá a divergência entre as duas teorias.
A Orientação de Vendas propõe que a empresa se proteja contra possíveis perdas em sua produção partindo da suposta ideia de que os consumidores aumentarão seu poder de compra se a demanda de produtos for aumentada e posteriormente novas promoções sobre os preços dos produtos forem anunciadas. Trata-se de um marketing saído diretamente de dentro da empresa, com foco apenas nesse centro, para o público-alvo. Pensa-se na empresa. A Orientação de Marketing prevê que a satisfação do cliente deva ser alcançada de primeira mão para somente depois, esse mesmo cliente tornar-se o foco da empresa, ou o alvo certo das campanhas de marketing. Pensa-se no cliente. 

A existência das filosofias de marketing é justificada a partir de qual idéia abaixo?
a) Ferramentas de auxílio na concepção do marketing, as filosofias são responsáveis pela boa aplicação e execução dentro de determinadas áreas do plano concebido pela empresa.
b) Filosofias de marketing é o outro nome que o próprio Marketing recebe para melhor adaptar-se às áreas ou convenções no qual será aplicado.
c) Subdividas em cinco ferramentas de auxílio na concepção do marketing, as filosofias são responsáveis pela boa aplicação e execução dentro de determinadas áreas do plano concebido pela empresa. A definição de cada uma representa o potencial de cada plano de marketing.
d) Material de trabalho utilizado para construir um plano de Marketing dentro ou fora da empresa, independente da sua aplicação ou do público-alvo. 
Resposta: C 

No que se baseia a Orientação de Marketing Societal?
A Orientação de Marketing Societal tem como base a ideia de que ao público-alvo devem ser submetidos conceitos que acrescentem valores em suas vidas dentro da atual sociedade. O produto – marketing – deve vir preenchido com conceitos ou filosofias que possam melhorar ou pelo menos manter o grau de vida do indivíduo, levando em consideração questões ambientais, sociais e humanas nas quais este encontra-se inserido.

Relacione Orientação de Produto com Orientação de Produção.
 A orientação de produto diz que o consumidor da preferência a produtos que oferecem qualidade e com características inovadoras. E a orientação de produção diz que o consumidor dá preferência a um produto fácil de encontrar e de baixo custo. Entao se há muito de um produto, que é inovador, seu custo logo vai cair e a procura vai ser em larga escala.  

A Orientação de Marketing se baseia em uma filosofia de sentir-e-responder centrada no cliente. Explique-a.
 O marketing focaliza a necessidade do cliente, coordena todas as atividades que os afetarão e produz lucros, satisfazendo-o. A venda preocupa-se com a necessidade do vendedor de converter seu produto em dinheiro. O marketing , com a idéia de satisfazer a necessidade do cliente por meio do produto e de todo um conjunto de coisas associadado a sua criação, entrega e consumo final. 

O Marketing Societal é um Marketing Socialmente Responsável. Por que?
 Marketing Societal diz que a empresa deve determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados alvos para então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o seu bem estar, o da sociedade e o do meio ambiente.

O que é marketing e qual seu objetivo?
A tradução de marketing é  mercadologia. A terminação "logia" reforça a idéia de que corresponde a um novo campo de estudos.
1. O seu objetivo é procurar o equilíbrio entre a oferta e a demanda.
2. Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. É a arte de criar valor genuíno para os clientes, de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.
3. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos. 

Como o marketing surgiu no Brasil?
No Brasil da década de 1950, não havia ainda profissionais de marketing. Os profissionais responsáveis por vendas faziam parte dos departamentos comerciais das empresas.
Quando a pioneira Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, introduziu o conceito de marketing, foi aportuguesado para “mercadologia”.
Com o passar dos anos, no entanto, o termo em inglês ganhou força e a própria EAESP acabou abandonando o neologismo e adotando o termo em inglês para a disciplina que estuda as complexas relações entre consumidores e produtores de bens e serviços. Isso aconteceu no final dos anos de 1990. 

Quais são as orientações de marketing utilizadas atualmente segundo pesquisas realizadas por Kotler?
Resp.  O marketing pode ser orientado para o Mercado, para a Produção, para o Produto, para as Vendas e para o Valor. 

Qual a diferença entre a orientação de mercado para a de produção?
Resp.  A orientação para o mercado capta no cliente as oportunidades e quais os desejos que podem ser atendidos, para a partir deste ponto iniciar a oferta de produtos ou serviços; já a orientação para a produção busca informar os clientes sobre produtos ou serviços os quais já tenham sido produzidos, na intenção de atrair o cliente até o produto. 

Quais as principais características da orientação de produto, a de vendas e a de valor?
Resp. A orientação para o produto sustenta a idéia de que os consumidores preferem produtos com características ou desempenho superiores; a orientação para as vendas também parte do princípio de que o produto já existe, porém neste caso as ações vão até o cliente com objetivo de trazê-lo até o ato da compra do produto; e quanto a orientação para o valor, esta propõe identificar diferenciais nos clientes, concorrentes e ambientes os quais possam agregar valores que vão além dos aspectos físicos do produto, levando em consideração a colaboração de outros públicos para fazer a diferença.

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