quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Critérios de avaliação de Editoração Eletrônica/ICG FA7

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Caríssimos alunos,
em virtude da enxurrada de e-mails questionando as notas, esclareço alguns pontos em relação aos critérios de avaliação da VF.

1) A disciplina é de editoração eletrônica e não de planejamento gráfico.
Se o aluno ler a ementa da disciplina verá que seus objetivos não são de estética e sim de conhecimento no uso das ferramentas. Um jornal "bonito" e "bem impresso" nesta disciplina será coincidência incidental na montagem do projeto.

2) Para a VF foi avaliado:
a) aplicação do formato - 2 escores,
b) configuração de margens/colunas - 2 escores,
c) configuração e uso de (3) páginas mestra - 3 escores,
d) configuração e uso de estilos de parágrafo - 3 escores,
e) adequação da quantidade de matérias ao formato do "jornal" - 2 escores e
f) Utilização de vínculos - 2 escores.

Equivalendo um total de 14 escores.

3) Os conteúdos que foram mais discutidos em sala de aula (itens c e d) receberam, obviamente, maior número de escores.
Devo lembrar aos alunos que o Adobe InDesign é, fundamentalmente, uma ferramenta de aumento de produtividade, portanto, uma dos indicadores de um conhecimento mínimo aceitável da ferramenta é justamente o uso de páginas mestras e estilos de parágrafos - recursos estes que atendem a esta demanda de aumento de produtividade.

4) "Não tenho o programa em casa, por isso não pude estudar..."
Quanto aos argumentos sobre não ter os aplicativos em casa, peço que façam uma comparação com os estudantes de medicina, os quais têm uma disciplina chamada anatomia, que é realizada utilizando cadáveres. Creio que nenhum estudante de medicina tem uma cadáver em casa para estudar... nem por isso ficam reclamando ou deixam de estudar a matéria.
Assim como eles, os alunos de comunicação social que não possuem tais ferramentas devem reservar horário para estudar o conteúdo e praticar a disciplina nos laboratórios da faculdade.


Caso o aluno acredite que, mesmo sob os critérios de avaliação explicitamente indicados no item 2 a nota não está condizente com o seu trabalho. O aluno pode entrar com pedido de revisão de nota junto à coordenação/secretaria. Este é um direito do discente.
Em tempo, professores também são passíveis de erro, portanto, estou sem burocracia alguma, revisando, dentro de minhas possibilidades, o material de quem já me enviou um e-mail solicitando revisão. Procedimento que não garante mudança de nota.

Prof. Eugênio Furtado. Ms.

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