segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tabela de Formatos (Corte e aproveitamento)

***
O formato do projeto gráfico tem sido influenciado, a priori, por duas variáveis: a primeira é a relação entre suas dimensões (base x altura); a segunda pelo aproveitamento de papel.

A relação base X altura, ou seja, a proporção de suas dimensões, deve atender as necessidades compositivas do designer. O Designer, por sua vez, levará em consideração o efeito que deseja obter e a harmonia do resultado de sua decisão. Ora, na idade antiga, os gregos já haviam observado que existe uma proporção que tende a ser a mais agradável aos olhos humanos. A esta proporção denominaram Áurea. Confira mais informações (interessantes sobre o assunto) na Wikipedia.

Quanto ao aproveitamento de papel, a imposição é economômica (e ecológica). A indicação é que se aproveite ao máximo o corte do papel para evitar desperdício. A utilização de um formato que não atende ao aproveitamento de papel tem uma consequência imediata que é o cliente pagando por um papel que não está, efetivamente, utilizando, ou seja, rasgando dinheiro. A idéia é "já que tá pago, vamos usar tudo que temos direito!". É claro que esta decisão deve ser pautada pelos objetivos de comunicação do designer. Além disso, leve-se em conta que o desmatamento contribui para o aumento da temperatura global, diminuição das calotas polares, aumento dos oceanos, tsunamis etc. Consciência ecológica se tornou, nos dias de hoje, questão de sobrevivência... pense bem.

Acima, uma tabela de aproveitamento e corte de papel. USE-A!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário