quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Fontes (tipos) para jornal

Fontes (tipos) para jornal
De Miami a Seattle, de Los Angeles a Boston, mais jornais E.U. que sempre parecem estar redesenhando. Os editores estão buscando novos projetos em resposta a uma variedade de fatores: a tecnologia atualizada de imprensa, a conversão para sistemas de paginação novo, pressões da concorrência, e, cada vez mais, a redução a uma estreita largura broadsheet web. (Em um esforço para reduzir custos de impressão, medidas menores para as unidades de publicidade padronizado usado pela maioria dos jornais E.U. são esperados no próximo ano.)
Em quase todos os esquemas, o pessoal se esforça com jornal, ou como, para mudar o elemento de um projeto que só pode ser mais caro ao coração do leitor: o corpo do texto. Não existem respostas fáceis. E em um momento em que muitos jornais estão manipulando várias alterações - como as larguras de menores na Internet para o formato broadsheet, cor adicional ou alterações nas fontes manchete - a cópia do corpo irá olhar diferente se suas especificações foram alteradas ou não. Circundantes elementos, incluindo os espaços em branco, legibilidade e efeito de familiaridade tremenda.
Diz designer / autor Tim Harrower, que foi consultado sobre a nova aparência do Oregonian, que estreou no início de 1999: "Finalmente, quando você reduzir a largura da web, você enfrenta um dilema frustrante: se você miniaturizar os elementos de design para ganhar de volta o espaço - a sua manchete, o seu fotos e, especialmente, o seu texto - você pode sacrificar impacto e legibilidade. Mas se você simplesmente deixar tudo na mesma, seus jornalistas e leitores podem sentir-se enganado, pois você está raspando 5-10 por cento fora de cada história. É um ato de equilíbrio perigoso, e alguém tem certeza de que se queixar. "
As categorias a seguir descrevem alguns dos critérios que os especialistas em design considerar quando pesando opções de fonte para o corpo do texto.

ECONOMIA
Quantas letras e palavras que você imprimir em cada linha do tipo? Depende do tipo de letra específico e tamanho, é claro, mas também fatores técnicos, como a hifenização e justificação. Muitos designers procuram um mínimo de cinco ou até seis palavras completas por linha de texto em uma coluna de à cópia menos de cinco palavras por linha e os olhos do leitor começa a tensão. Este é um desafio certo para uma página com a área da imagem reduzida de 11 e 1 / 2 polegadas, especialmente se trabalhar com um 6 - ou 7-grade coluna. (Muitos papéis estão considerando uma grade de cinco colunas em páginas abertas por esta razão, dentro de páginas parcialmente preenchidos com anúncios permanecerão seis colunas de jornais mais broadsheet).
"É extremamente importante que a contagem de caracteres e contagem de palavras por linha é alto", diz Deborah Withey, (anteriormente) consultor de design de jornais Knight-Ridder. O equilíbrio é fazer com que o tamanho do ponto grande o suficiente para maximizar a capacidade de leitura, mas também fornecer um número suficiente de palavras por linha.
Algumas fontes permitem uma maior economia de palavras por linha do que outros. Carta do ITC ea nova série de fontes Poynter legibilidade para os jornais estão entre aqueles cuja "x-height" foi concebido para tornar a carta parecem maiores do que outras fontes de mesmo tamanho de ponto.
"O Fontes Poynter tem uma grande altura x-(a maior parte do corpo letterform) e são distintos e majestosa", diz Lucie Lacava, o designer do jornal canadense, que exalta a economia das Fontes Poynter e recomendou-os extensivamente. (O seu trabalho inclui o aclamado design para o National Post, o folhetim canadense novo, introduzido em 1998.)
O envelhecimento dos leitores do jornal tem sido motivo de preocupação para os especialistas como Mario Garcia, que remodelou mais de 450 jornais em todo o mundo durante os últimos 25 anos. "Agora eu uso 10 texto ponto uniforme em todos os projetos, sabendo que temos um número crescente de" baby boomers "que precisam de óculos de leitura, e são susceptíveis de serem leitores por mais 30 anos."
Lucie Lacava acrescenta: "Maior é melhor!" Ela aconselha a não estar muito preocupado com o tamanho de ponto. "Ignore o tamanho do ponto, a sua altura-x aparência (visual) que conta." (Em um redesenho), "nunca dar-lhes uma fonte visual menor do que o que actualmente estão acostumados."

INTEGRIDADE
Em um esforço para pegar um atalho para uma maior economia, os designers são muitas vezes tentados a experimentar várias técnicas que os especialistas alertam para evitar.
Primeiro é artificialmente condensação da largura da face de caracteres existentes no processo de composição. Enquanto alguns caras podem acomodar uma condensação até 95 por cento, sem perda perceptível de legibilidade (em QuarkXpress, esta é a escala horizontal "feature), poucos podem resistir nada além disso. Os designers typeface se muitas vezes detesto essa manipulação de seus projetos originais, em fontes de qualidade, cada detalhe do projeto de uma letterform foi cuidadosamente considerado em relação a outros elementos. Enquanto aumentar letras e palavras por linha de condensação, excessivo, dizem os criadores, irá perturbar essa integridade.
Um atalho segunda é chamada de conversão anamórfica, ou desproporcionalmente reduzir a largura e altura da página do jornal para corresponder-se com as dimensões mais estreito página. Ambos irão resultar em uma perda da integridade do projeto original tipo, e muitas vezes, uma distorção que faz com que o tipo de olhar estranho e difícil de ler. Embora algumas fontes podem sobreviver relativamente ileso desse processo, dependendo de sua concepção, outros elementos visuais, como fotos de rostos de pessoas, ou logotipos de produtos, pode sofrer. Como Lacava coloca: "Oops! Tipo olha bem, mas o que aconteceu com o logotipo da Mercedes em que o anúncio!?"
A maioria dos jornais que têm considerado a conversão anamórfica ter governado para fora quando essas distorções se manifestam em testes de imprensa.

CONSIDERAÇÕES SOBRE PRODUÇÃO
Uma variedade de técnicas de legibilidade diz respeito ao impacto do corpo do texto, incluindo o seguinte:
Sistemas Paginação: Muitos jornais agora estão vindo a bordo, com sistemas de paginação layout, muitas das quais restringir o estilo de fonte que podem ser considerados para a cópia do corpo. Por exemplo, os jornais, que adopta um sistema como o ICC, muitas vezes tem que decidir muito cedo o que a cara corpo do texto será, como parte do processo de codificação trabalhoso é centrada em torno dessa decisão. "ICC irá trabalhar com Adobe PostScript anyh fonte compatível com exceção de vários mestres. Testamos todos os nossos rostos no sistema e imprimi-los em nossa imprensa", diz Jeff Glick, diretor criativo at the Sun-Sentinel, que adoptou o ICC.
"Tipo CCI de ferramentas de ajuste estão OK, mas não confie neles para corrigir quaisquer problemas que você pode ter com a forma como uma fonte é definido. Recomendo que qualquer pessoa que utilize o sistema de Kern seu tipo (crie adicionais pares de kerning ou editar os do fabricante do tipo) antes de carregá-lo em seu sistema de paginação e servidores associados, saída de aparelhos e estações de trabalho. Você pode ganhar mais rigorosos e mais eficientes tipografia. " Esta atenção ao detalhe é recomendado para os caracteres headine assim como o corpo do texto.
Imprensa de qualidade: Se o seu papel é impresso na tipografia, flexografia ou offset terá impacto sobre o corpo do texto que você selecionar. Os pequenos detalhes que podem ser alcançados em offset, por exemplo, não está disponível a partir de unidades tipografia (que muitas vezes sofrem de idade avançada, além de ser uma tecnologia mais bruto). Qualquer upgrade em sua tecnologia de impressão pode sugerir que você considera uma fonte de texto novo corpo.
O Sun-Sentinel decidiu alterar a sua fonte de texto na sua recente remodelação, em parte porque a fonte original tinha sido selecionado para trabalhar melhor em impressoras do papel da tipografia de idade. Ele "parecia muito áspero e grosseiro" quando impresso em offset unidades da empresa, que estiveram em uso desde 1989, segundo Glick. O papel testou cinco fontes antes de mudar para Imperial, com 10 pontos, em 11 de líder.
A série Poynter, além de um tamanho grande ópticos ou X-altura, oferece uma gama de espessuras que os usuários podem selecionar. A série foi concebida, em parte, para dar aos usuários a opção de imprimir em impressoras de qualidade variável. "Eu amo a opção de usar apenas o peso desde a oferta incremental", afirma Lacava. "Toda fonte do texto deve oferecer opções de peso."
Imprensa velocidade: Enquanto a maioria dos redesenha envolvem execução da imprensa para o teste em uma tiragem limitada, muitas vezes em uma velocidade mais lenta, isso não pode se traduzir em qualidade de impressão em condições normais. Um editor adverte para não ser demasiado confiante em testes de imprensa correr em uma velocidade lenta, ou a grupos de foco que contemplá-los.
Peter diz Bhatia, editor executivo do recém-redesenhado Oregonian: "Enquanto o tipo no nosso novo projeto parecia arrumado e legível, e tenho ótimas críticas em grupos de foco olhando para um protótipo, uma vez que tenho sobre a imprensa real sobre o prazo-lo (a qualidade e detalhe) não foi tão bom. " Após o lançamento do novo visual, um número de leitores responderam negativamente quando o jornal pediu sua opinião, a equipa reagiu, aumentando ligeiramente o tamanho de ponto do tipo. Agora, diz Bhattia, os leitores parecem ter se acostumado ao novo texto, bem como outros elementos de design atualizado.

TASTE
Por último, qualquer corpo de texto impresso em protótipos irá suscitar "eu gosto disto/eu Não gosto disto" comentários de toda a redação - e da sala da diretoria - que em última análise, irá determinar o seu destino. Muitas vezes, o choque de ver nada de novo faz uma cara proposto parece estranho e desconhecido, é uma boa idéia para deixar a nova cara sentar em torno de um tempo, e revisitar protótipos por lê-los durante alguns dias ou semanas. E certifique-se a decisão é tomada com base em histórias reais (texto não grego!) Impressas em papel de jornal. Dummy cópia impressa em papel branco de escritório de um escritor laser não pode dar uma impressão exata do que vai enfrentar o olhar como no jornal com os tipos de histórias que você imprimir.
Um pouco universal do conselho é refletida por Glick at the Sun-Sentinel: alertar seus leitores. "Começando uma semana antes do lançamento que decorreu notícias e sumários sobre as mudanças que culminou em uma coluna do editor do jornal, no dia do redesenho", diz Glick. O documento tinha a vantagem de ser capaz de forwarn readeres um aumento perceptível no tamanho de ponto. "No geral correu tudo muito bem. A maioria dos leitores responderam positivamente."
[Se você tiver dúvidas sobre o corpo do texto, a tipografia, em geral, ou outros problemas de design de jornais, sinta-se livre para e-mail aqui e eu vou tentar responder da melhor forma que posso. Sua pergunta pode até ser acrescentado a este ensaio, ou me ajudar a esclarecer as informações acima para outros leitores.]

fonte: http://www.ronreason.com/personal/bodytext.html
ps. Tradução do google... eu não tenho nada a ver com isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário