***
Ambiente Externo
Oportunidades e Ameaças
Oportunidade
A empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de determinado segmento.
Matriz Oportunidade
(1) Oportunidade que tem alta atratividade e alta probabilidade de sucesso. A empresa deve se empenhar para aproveitá-las.
(2) Existe uma alta atratividade, porém uma baixa probabilidade de sucesso;
Em (3) Existe uma baixa atratividade para a empresa, porém há uma alta probabilidade de sucesso.
Neste caso, convém a empresa analisar o risco e decidir se aproveita ou não a oportunidade apresentada nesses quadrantes.
(4) Não muita atratividade e probabilidade de sucesso. Configura uma oportunidade que não é muito interessante para a empresa.
Ameaça
Desafio imposto por uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que pode levar à deterioração das vendas ou lucros.
Matriz Ameaça
Em (1) a ameaça é gravíssima e a probabilidade de ocorrência também é alta. Convém que a empresa trabalhe de forma a neutralizá-la.
Em (2) e (3) os riscos das ameaças devem ser estudados a fim de se decidir se haverá uma ação no sentido de neutralizá-la ou não.
Em (4) a ameaça é pouca, isto é, baixa gravidade ou probabilidade de ocorrência. Pode-se ignorá-la.
Ambiente interno
Identificação das (in)competências
Check list das forças e fraquezas
Áreas* | Desempenho | Importância | |||||||
Muito forte | Forte | Neutro | Fraco | Muito Fraco | P | M | G | ||
MARKETING | |||||||||
FINANÇAS | |||||||||
PRODUÇÃO | |||||||||
ORGANIZAÇÃO | |||||||||
etc |
* As áreas aqui apresentadas devem ser detalhadas, confira Kotler, Administração de Marketing, Edição do Milênio, p. 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário