segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Produtora de cinema cearense é contemplada com prêmio da Ancine


A Associação Estação da Luz foi uma das empresas produtoras a receber o Prêmio Adicional de Renda (PAR) concedido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). A premiação é resultado do desempenho de mercado do filme “Bezerra de Menezes, o diário de um espírito”, produzido pela empresa cearense e que levou às salas de cinema mais de 500 mil espectadores. Na edição 2009 do PAR foram contempladas 21 empresas produtoras, 12 distribuidoras e 34 exibidoras, a maioria sediada no eixo Rio-São Paulo. O Presidente da Estação da Luz, Sidney Girão, considera um prêmio “um incentivo para continuidade ao trabalho e um reconhecimento ao filme Bezerra de Menezes”.

No total, o PAR vai injetar no mercado cinematográfico R$ 9,3 milhões, destes, R$ 223.626,70 foram destinados à Associação Estação da Luz. Criado em 2005, o PAR é um mecanismo de apoio automático a todos os elos da cadeia do audiovisual, com base em parâmetros de desempenho de mercado. Na opinião de Sidney, a Ancine está fazendo um “trabalho magnífico” para a ascensão do cinema nacional. “Os filmes brasileiros voltaram a disputar bem o mercado com produções de fora. Boas produções estão sendo lançadas por ano”, diz.

De acordo com a filosofia do PAR, os prêmios em dinheiro são um reconhecimento ao desempenho passado, mas representam uma aposta no futuro, pois os recursos retornam integralmente para a atividade na forma de investimentos em novos projetos. No caso da Estação da Luz, Sidney adianta que a verba será destinada à produção do filme “As mães de Chico Xavier”, atualmente na fase de elaboração de roteiro e pré-produção.

No Ceará, a Estação da Luz tem investido na produção de outros filmes. A ficção científica “Área Q” é um deles, em co-produção com a Reef Pictures Inc. e a ATC Entretenimentos. O outro é “Chico Xavier, o Filme”, em co-produção com a Globo Filmes.

Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário