segunda-feira, 31 de maio de 2010

Orientações para Trabalho de Comunicação Digital

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      Caríssimos alunos, alguns e-mails foram-me enviados em respeito ao conteúdo do trabalho (e sua forma). Bem alguns pontos devem ser esclarecidos:
     O objetivo primário do trabalho é identificar o nível de reflexão do aluno em relação à aplicação das tecnologias digitais em torno da comunicação. O objetivo secundário é, acreditando que a literatura abordada na disciplina esteja científica e mercadologicamente atualizada, apresentar ao aluno uma oportunidade de empreendimento que ele mesmo havia identificado.
      Para atingir os objetivos propostos, foi solicitado que se criasse uma empresa que seja web grounded, isto é, que esteja fundamentalmente baseada na web.
     Ao ser solicitado que se crie uma empresa que funcione fundamentalmente na web, e que se justifique sua provável causa de sucesso, ou seja, porque  ela se configura realmente uma oportunidade de negócios, o aluno deverá ter refletido sobre as características comuns aos negócios de sucesso que funcionam na web. Afinal, a literatura está indicando as melhores práticas/idéias de negócios na web.
     Por outro lado, se a literatura, associada a uma análise de mercado, identifica uma oportunidade... por que não aproveitá-la? Já fui contatado por aluno que está realmente interessado em levar o empreendimento adiante.
     Bem, e quanto a orientação ao trabalho? calma, eu precisava fazer essas considerações primeiro...

  1.      A empresa tem que ser exclusivamente web grounded? Definitivamente não. Entretanto, saiba que se houver necessidade de uma estrutura off line, os custos de material, RH etc. devem ser mais altos.
  2. Os planos de custos de implementação devem ser só pra a "montagem do site" ou para a estrutura off line? Depende... Deixemos claro, pode não haver a necessidade de site... mas, como a maioria dos empreendimentos web envolve a manutenção de um site... os custos de criação, hospedagem, design, manutenção etc... devem estar expostos. Porém, se um dos objetivos do trabalho é verificar a viabilidade do negócio (uma oportunidade), então a decisão sobre levar adiante o projeto fica mais fácil de ser tomada se houver o conhecimento de todos os custos envolvidos.
  3. Posso montar uma loja virtual e cumpro o trabalho da disciplina? Não, isso exclusivamente não. Não é o fato de ser virtual que uma loja vai fazer sucesso. Na realidade, se você se limitar a uma loja virtual, vai descobrir - ao montar a justificativa teórica - que não é o fato de estar no ciberespaço o vetor do sucesso... Existem duas características comuns a todos os empreendimentos de sucesso na web: a primeira delas é a interatividade - os internautas interagem de diversas maneiras dentro do seu site; a segunda é que deve haver um motivo muito bom para que haja um retorno dos visitantes - se não houver retorno é porque o site não vai funcionar. Para finalizar, releiam os textos sobre a web 2.0 postados anteriormente neste mesmo blog, eles vão mostrar que deve haver uma participação dos internautas na produção de conteúdo do próprio site - esta não é uma condição sine qua non para o sucesso, porém se houver, o sucesso é, praticamente, garantido. Uma leitura recomendada é o livro Cibercultura do Pierre Levy... vai dar uma boa ajuda na construção da justificativa teórica (existe um link para baixar uma versão .pdf deste livro em algum post deste mesmo blog.... faça uma pesquisa.)
  4. Existe algum modelo de plano de negócios que eu possa usar? Sim e não. Sim, o SEBRAE disponibiliza cartilhas/manuais (inclusive on-line) sobre como montar um plano de negócios. Não, não achei nada específico (ainda) sobre negócios na web. Para vos tranquilizar, afianço-lhes que não serei rigoroso quanto à forma do plano, aterei-me fundamentalmente ao seu conteúdo, sua coerência e sua justificativa teórica.
Bem, eu acho que deu para esclarecer alguma coisa...


.:: Prof. Ms. Eugênio Furtado ::.

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